BLOG

O que fazer quando não tá dando match com a Psi?

Picture of Jussara Prado

Jussara Prado

CRP 08/PJ-02243
Mulher Cis Bissexual [ela/dela]

No começo é normal…

É normal sentir algum desconforto, insegurança ou mal-estar no início da terapia. Afinal, a Psi é uma pessoa “estranha” e contar intimidades à um estranho pode nos trazer sensações de insegurança e vulnerabilidade.

Sem contar que, a psicoterapia é um processo de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, e isso também pode gerar desconfortos no início do processo.

Mas se em momento algum esse desconforto diminuir ou passar, e você se sentir constantemente desconfortável ou infeliz com sua Psi ou com o processo da terapia, é importante avaliar o que pode estar acontecendo.

Não tenha medo de expor suas preocupações pra Psi, até porque, ela está lá pra isso. E a comunicação aberta é fundamental para uma terapia eficaz. Agende uma sessão para discutir como você está se sentindo e juntes encontrar maneiras de resolver suas preocupações.

Ajustando o processo

A Psi pode fazer alguns ajustes na abordagem para melhor atender às suas necessidades. Mas se você ainda sentir que algo de errado não está certo e o desconforto ainda se fazer presente… Talvez seja interessante procurar outra Psi.

Cada Psi tem um estilo único, e encontrar a que se encaixa melhor com você é importante para o sucesso da terapia.

Você tem o direito e a liberdade de encerrar a terapia a qualquer momento, se ela não estiver funcionando para você. Seu bem-estar e sua saúde mental são prioridades! Converse com a Psi sobre o término da terapia e busque outra profissional que possa te apoiar da melhor forma possível.

Se for muito difícil encerrar com a Psi na sessão, você pode fazê-lo por mensagem. Tá tudo bem! Mas seria muito bom pra você e seu próprio processo se o fizesse cara a cara.

Priorize você e sua saúde mental!

Não tenha medo de tomar decisões que sejam melhores para você. Priorize sua saúde mental e encontre uma Psi que possa te apoiar da melhor forma possível. Lembre-se de que você merece uma terapia que seja positiva e construtiva para o seu bem-estar emocional.

Lembre-se de que você merece uma terapia que te faça se sentir confortável, apoiada/o/e e confiante nessa jornada de autoconhecimento.🌈💙.

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais.